Pellets – A energia do futuro

Pellets é um produto granular fabricado a partir de qualquer material lignocelulósico, basicamente de biomassa, sua fabricação baseia-se em material com no máximo 10% de umidade, compactado em alta pressa por máquinas específicas chamadas peletizadoras, as principais matérias-primas são: Pinos, eucalipto, casca de arroz, casca de amendoim, capim elefante, casca de coco seco, fibra de casca de coco verde, casca de castanha de caju entre outros. A vantagem do pellet, é que ocupa pouquíssimo espaço, tem preço competitivo em comparação a lenha e óleo BPF, produz menos cinzas, menos CO2 (dióxido de carbono), menos SO2 (enxofre), é uma forma de energia absolutamente limpa, é produzido a partir de fonte renovável, e é ecologicamente correto.

Vantagens

O Pellet é uma solução de geração de energia térmica limpa, de uma forma natural e totalmente ecológica que não agride o meio ambiente durante a sua queima.

É produzido a partir de material abundante na natureza, inclusive resíduo agro industrial, como por exemplo: Casca de arroz, casca de amendoim, serragem, casca de coco seco, fibra de coco verde etc.

Para sua produção não há necessidade de agregar qualquer tipo de produto químico, o processo é basicamente pressão e temperatura.

No processo de queima de Pellets, o sistema é todo automatizado, portanto não há necessidade de funcionário, diminuindo encargos trabalhistas, e acidentes de trabalho.

Na queima não há liberação de fumaça com partículas de cinza.

O alcance para temperatura desejada é extremamente rápido, a temperatura é constante.

Desburocratização ambiental.

Menor emissão de CO2, fácil armazenamento, evitando gastos com controle de pragas.

A queima do pellet é completa e a cinza residual pode ser usada como condicionador de solo.

O pellet de maneira geral pode substituir o BPF, gás natural ou outros combustíveis fósseis é uma fonte de energia limpa, e não polui o meio ambiente.

Economia

Embora o pellet seja um produto um pouco mais caro em relação a lenha, ele apresenta muitas vantagens, a principal delas é o poder calorífico, o pellets, em virtude do seu baixíssimo grau de umidade que gera em torno de 8% a 10%, é um produto que pode chegar até 4.800 kcal, enquanto a lenha com 30% de umidade não passa de 3.600 Kcal. Para cada tonelada de pellets, é possível chegar a 4,2 toneladas de vapor, enquanto a lenha produz no máximo 3,2 toneladas.
Outro fator relevante é a economia no processo de queima, uma vez que o sistema é todo automatizado, não necessitando mão de obra para abastecimento do sistema. Ambientalmente, é a melhor fonte de energia para as indústrias, de acordo com o IBAMA.
O poder calorífico médio da lenha de eucalipto, a 20% de umidade é de 3600 kcal/kg (Fonte: Catálogo Técnico, WECO), já a 40% de umidade pode atingir o valor de 2.300 kcal/kg, diminuição de 37% do poder calorífico.

Porque não queimar lenha:

⦁ Necessidade de pátio para estoque;
⦁ Exposição as intempéries naturais (chuva, vento, poeira, etc);
⦁ Necessidade de mão de obra;
⦁ Burocracia ambiental;
⦁ Apodrecimento do produto;
⦁ Umidade;
⦁ Material heterogêneo;
⦁ Maior liberação de gases de efeito estufa;

Porque queimar Pellets de Capim Brs (elefante):

⦁ Sistema totalmente automatizado;
⦁ Material homogêneo;
⦁ Não há necessidade de pátio para armazenar estoque;
⦁ Facilidades em licenças ambientais;
⦁ Preço competitivo;
⦁ Baixíssimos níveis de liberação de gases tóxicos;

Fale Conosco

jb@bioexx.com.br

(16) 99605-2964

Localização

Av. 7 de Setembro, 1033

Centro | Araraquara/SP

×